quarta-feira, 10 de junho de 2009

Exercitando a paciência

Ultimamente meu maior aprendizado tem sido exercitar a paciência. Ser menos impulsiva e, aprender a chutar o pau da barraca com sutileza.
A vida tem me trazido algumas situações que são muito íntimas para externar, mas, que tem sido de grande aprendizado e benéficas. Estaria eu finalmente amadurecendo? Estaria eu usando a razão finalmente? Custei para chegar aqui...
Se de um lado a razão afirma o que seria o caminho correto, de outro a emoção se rasga em mil pedaços. Vai e volta, quer gritar, mas, não pode. Um segundo e a razão domina.
Fico aqui no impasse do que seria realmente eu. A emoção ou a razão?
Muitas coisas vêm fluindo com facilidade até, por conta da razão, mas, para a emoção às vezes tudo é tão difícil, parece ser rastejante. Como se horas e dias fossem um tiquinho de um ponto no quase nada. Por outro a satisfação do equilíbrio consola.
O ponto do meio disso tudo é o equilíbrio e equilibrar-se não é nada fácil.
O exercício do Tai Chi Chuan tem me mostrado isso na prática e mecanicamente.
Fazer os movimentos de forma circular, com a leveza de uma pena ao pisar o chão de vidro, o silêncio da cobra ao se movimentar sob as folhas secas e desenvolver a delicadeza de uma seda ao afagar o ar, da forma como ela escorre em nossas mãos ao tocar. Tornar isso mecânico não é fácil. Para fazer sem querer é preciso primeiro querer isso. É trabalhar tudo: corpo e mente. Uma analogia para a minha situação atual.
Se de um lado minha emoção grita, de outro minha razão faz shhhhhhhhh!!! Existe uma grande distância entre o grito e o silêncio.
Abro os braços para o céu e recolho a terra com as mãos, trago para dentro de mim e boto para fora como o bater das asas da garça. Vôo por ai com as asas da águia e recolho-me na flor de lótus, com suas pétalas côncavas quando nascem e convexas quando desabrocham. Lanço através da flecha tudo o que não é meu.
Isso é exercitar a paciência e, garanto, é bom!

Um comentário:

Luciano disse...

Relmente, estou precisando praticar Tai Chi também!!

Bjs