quinta-feira, 16 de julho de 2009

Tatu recheado

Hoje vou aproveitando meu espaço para postar uma receita minha que faz muito sucesso aqui em casa. Não é difícil de fazer, dá sim um pouco de trabalho mas é um prato que pode inclusive ser comido frio, com pães.



Ingredientes

1 peça de tatu (posta branca) inteira - 1500 kg, 2 cebolas brancas médias, 1 pimentão vermelho, 4 ovos cozidos, 4 dentes de alho , 2 tomates, 3 colheres de (sopa) de óleo, 2 limões, sal e pimenta a gosto.



1 dia antes de assar1º - corte a peça ao meio em partes iguais. Faça um corte com uma faca bem afiada até o fundo da peça mas sem deixar que ela abra no fundo. Tempere com sal e pimenta, esfregando com as mãos uma camada fina na carne toda, por dentro e por fora.




2º - recheie a carne com os ovos cozido inteiros e a cebola, o pimentão e o tomate picado. Colo que dois dentes de alho em cada parte. Feche com palitos ou como nesse caso aqui fechei com ganchos de específicos para assados. Coloque num recipiente e cubra com molho dos limões e o restante dos ingredientes picados. Guarde na geladeira até o outro dia quando for fazer

3º - no outro dia, leve ao fogo, só a carne, numa panela com o óleo no fundo e vá dourando e virando sempre para que fique bem marronzinha. Tenha paciência e deixe fritando por umas 2 horas, sempre regando com um pouco de água para não secar.




4º - Quando estiver bem marronzinha junte o tomate e cebola restantes e deixe dourando tudo, refogando como um assado de panela qualquer até que dissolva bem os temperos. Quando esses tiverem formado um molho acrescente 2 copos de água e deixe cozinhando por mais algumas horas em foto baixo, sempre acrescentando um pouco mais de água sempre que necessário.

5º - Desligue e retire da panela, corte em fatias perto da hora de servir. Pode-se colocar as fatias dentro da panela com cuidado para não quebrar e deixar no molho aguardando a hora de servir, dando então uma esquentada de leve.




Obs: Este é um prato que o ideal é servir bem quente no inverno mas no verão pode ser servido quase frio guarnecido de pêssegos e outras frutas em calda. É um prato que deve ser feito com muita paciência e o sabor dele se acentua quanto mais cozinhar. Mesmo por que a posta branca é uma carne dura e requer bastante cozimento mas jamais em panela de pressão.

Nenhum comentário: